Para vós: caloiros

01-10-2018

Este texto é para ti caloirinho(a). Agora que entraste no Ensino Superior imagino quais sejam as tuas maiores dúvidas. Aposto que agora que é o primeiro dia que vais para um mundo completamente novo e sem o conforto de casa, estejas completamente com a barriga às voltas e os nervos bem a chatear-te o juízo. O teu coração está apertado e o teu cérebro só se questiona "Será que vão gostar de mim?", "Será que vou conseguir fazer muitos amigos?". Então vou-te contar uma história.

Hoje é o primeiro dia. Hoje é o primeiro dia desta grande aventura que te espera. E por muito que estejas "a bater mal" podes ter a certeza que este será o início dos melhores anos da tua vida. É aqui que começas a aprender o verdadeiro significado de altruísmo e que por muito que até tentes, a vida não se faz sem amigos, nem sem "toma-lá-dá-cá". É aqui que vais perceber o significado de amizade e que às vezes "é melhor poucos e bons, do que muitos e fracos". É aqui que vais perceber afinal o que é a inter-ajuda, e que verdadeiramente "somos um só". Se vais levar muitas "latadas da vida" a partir de agora? Vais. Se vais ter de engolir muitos sapos para não responder àquele professor execrável que nem o teu nome sabe? Vais. Mas a vida é mesmo feita disso: de altos e baixos, de sins e nãos, e nem sempre aquilo que achamos que é o melhor para nós ou aquilo que queremos o será. E é isso que te vai ensinar a viver. Porque como já o outro dizia "O que custa não é viver, é SABER viver". E ficarás tão melhor preparado para o teu futuro que ainda agradecerás todas aquelas vezes que choraste baba e ranho porque as coisas não correram como querias.

Mas pensamento positivo: sair das saias da mãe também é bom caloirinho(a), aliás, pode ser deveras revigorante! É esta a altura em que vais apanhar as tuas maiores pielas (e não sejas inocente em achar que não), em que vais dizer aos teus pais que chegaste a casa às 2h, quando na verdade nem te lembras de lá ter chegado. É aqui que vais perceber que ir para as laboratoriais de direta não é bom, mas tem de ser. É aqui que vais perceber que este é o curso, este é o caminho. E sim, ao início tudo custa, mas podes ter a certeza que te vais integrar mais depressa do que aquilo que pensas e que vais passar momentos completamente inimagináveis, desde os mais constrangedores aos mais gratificantes, junto daqueles que serão os teus companheiros nos próximos 5 anos e os teus mais fiéis amigos para toda a vida. Estarei a exagerar? Experiencia por ti próprio e vais perceber que não. E lembra-te: a vida são dois dias, o curso 5 anos, mas tudo o que viveres aqui, na tua FFUP, será para sempre. Ri, chora, gargalha, berra. Acima de tudo diverte-te e vive ao máximo este momento absolutamente único da tua vida. E nós, teus colegas mais velhos, teus futuros amigos, aqui estaremos sempre para te ajudar no que quer que necessites, no melhor e no pior, no bom e no mau.


Texto: Márcia Teixeira 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora